sábado, 29 de outubro de 2011

Fase III: A Mucosite e outras "ITES" no D+9


O dia de ontem, 29/10, foi o dia em que completou 1 ano e 2 meses, mas não foi de festas para o Gui.

Parece que a mucosite, uma inflamação na mucosa que pode atacar desde a boca e todo o trato gastro intestinal, começou a atacar e isto tem lhe tirado o apetite e o deixado prostrado e para contornar a tal da mucosite só com morfina mesmo... O lado bom é que ainda não apresentou febre e seu PCr, índice sanguíneo que indica algum grau de infecção, está no nível prá lá de aceitável.

A verdade é que estávamos realmente felizes por estar passando por este turbilhão sem maiores complicações, mas também sabíamos, e como sabíamos, dos possíveis efeitos colaterais e em função disso, sempre falamos que estávamos nos preparando para o mais difícil e esperando o melhor...mas quando algo começa a escapar do nosso controle e começamos a vê-lo mais fraquinho nos dói profundamente.

É legal explicar que as complicações que ocorrem nesta etapa do tratamento são todas decorrentes da medicação da quimioterapia e de sua total falta de imunidade e isso apenas nos confirma o aumento dos cuidados que devemos ter com ele, visto que está neutropênico, com baixo número de leucócitos, i-globulina, e tudo o mais que o sangue carrega para nos proteger.

Mas claro que o melhor ainda não chegou! D+9 significa que, na melhor das hipóteses, ainda teremos que aguardar uns dez dias para vermos a sua nova medula pegar.

Na verdade, a vontade que dá e faze-la pegar no tranco, olhar o calendário e avança-lo sorrateiramente, é chegar aqui e dizer que esta fase está acabando. Mas depois da pega todos esses probleminhas deverão ficar rapidamente para trás!! E com certeza virão outros diferentes, o que vai significar que uma nova etapa está passando e que o tratamento está avançando!!

Mas infelizmente, não dá para fazer pegar no tranco, não dá para roubar no calendário, apenas aguardar passar dia após dia... Aqui aprendemos que o importante é viver... um dia de cada vez!!!

Um grande beijo a todos,

Adriana.










9 comentários:

  1. Pedindo a Deus que essas dificuldades sejam superadas. Cada dia é uma batalha mas a corrente do Gui é grande e a vitória é certa. Estamos distantes mas constantes nos nossos pedidos ao Senhor por ele e por vcs. Como não dá para fazer a medula pegar no tranco o jeito e esperar para que ela seja "acolhida" pelo Gui com muito amor e carinho. Bjs...
    há 2 minutos · Curtir

    ResponderExcluir
  2. sim, um dia de cada vez. E vão passando rapidinho, um dia você vai perceber! força!!!

    ResponderExcluir
  3. Na torcida! Isso é só mais uma das dificuldades a serem vencidas! Se Deus quiser, em breve esta "pega" ocorrerá!!! E de presente de aniversário, não é mesmo?

    Bos sorte e estamos na torcida!

    Alberto Argôlo

    ResponderExcluir
  4. É Adriana, sei muito bem o que voce quer dizer com "um dia de cada vez". É tudo o que tenho tentado fazer depois do diagnóstico fatídico da segunda recaída de leucemia da minha pequena grande guerreira Lulu. Estamos com voces e agora mais do que nunca acompanhando de perto o Gui, pois agora fazemos parte do seu blog e face.Conte sempre conosco!! Beijos mil pra voces.

    ResponderExcluir
  5. O tempo continua avançando. Sou apenas mais uma anônima na torcida para que passe rápido e possamos lembrar de hoje como ontem. Abraço fraterno, Julie

    ResponderExcluir
  6. Também sou mais um coração de mãe retorcido, orando por vocês. Meu filho dorme o sono dos inocentes e nem imagina que tem um amiguinho longe vencendo uma guerra por dia! O que eu mais desejo pro Gui? Que muito em breve ele durma o mesmo sono dos inocentes, na caminha dela, na casinha dele e que acorde disposto e pronto pra brincar muito, correr e comer com vontade! Todo meu amor pra vocês! Um beijo, Melissa

    ResponderExcluir
  7. Faço minhas as palavras da Melissa. Mta força pra vcs!! Pensamento positivo e fé em Deus.

    ResponderExcluir
  8. Adriana e Luis Cláudio, sou filha da Christine, moro no Rio de Janeiro, e venho acompanhando o caso do Gui desde que apareceu na mídia pela primeira vez. Todos os dias acesso o blog para ver se postaram novidades, e saber como as coisas estão caminhando.
    Entendo bem o que vocês estão passando, porque já enfrentamos 2 longas lutas com a Lulu e agora iniciamos a terceira. Eu trabalho com a Isabel e coincidentemente fiquei sabendo que ela é amiga de vocês na mesma semana em que recebemos, de fato, o terceiro diagnóstico da minha irmã. Gostaria muito de poder ter mais contato com vocês, para transmitir muita força e ótimas energias, e ajudar em tudo que estiver ao meu alcance, e o que não estiver, corremos atrás!
    Tenho certeza que o Gui vai passar por tudo isso com muito sucesso, e será muito feliz com muita saúde, como ele e vocês merecem!
    Temos muita sorte de ter crianças especiais assim em nossas vidas, que vieram para alegrar e acima de tudo nos ensinar TUDO que mais importa.
    Com certeza essas 'ites' chatas vão embora rapidinho pra deixar esse fofíssimo voltar a bagunçar sem incômodos.
    Meu e-mail: flavinhak15@hotmail.com
    Essa luta é de todos nós! Estamos com vocês!
    Beijos com muito carinho,
    Flavinha.

    ResponderExcluir
  9. Drica,

    Muita força e paciência que a vitória é certa e chegará em breve. Logo, logo vocês três estarão curtindo muitas aventuras, mais unidos e felizes do que nunca.
    Sou mais uma na enorme torcida pelo Gui. Vocês estão em meus pensamentos e orações.
    Bjs. Com carinho.
    Fatima Victorio.

    ResponderExcluir